Estiagem

A estiagem que vem atingindo a região central do estado está prejudicando também o município de Lagoa Bonita do Sul. A agricultura já registra consideráveis perdas de produtividade e falta d'água para o consumo humano e de animais.
A prefeitura de Lagoa Bonita do Sul está intensificando e focando os trabalhos para tentar amenizar os problemas. Na localidade de Linha Francesquet os bombeiros volutários de Sobradinho estão abastecendo uma cisterna, com capacidade de 24 mil litros, com água potável. O Secretário de Agricultura Antônio Hermes salienta que esse trabalho está sendo feito para beneficiar todos os consumidores daquela localidade que estão sem água, priorizando sempre o consumo humano. Hermes lembra também que os beneficários do programa de cisternas que ainda não colocaram as calhas para captação da água da chuva, para que o faça o quanto antes pois uma cisterna pode fazer toda a diferença, principalmente no período de estiagem.
Segundo a avaliação sobre as principais culturas, a produção de tabaco já chega a 18% de quebra de safra, a soja cerca de 15%, feijão 30%, leite 40% e o milho é o caso mais grave, pois as perdas chegam a 60%. Essa redução da produtividade totaliza um montante de R$ 5.585.273,20 em perdas. Para agravar ainda mais a situação há falta de água  para o consumo  de animais e também para o consumo humano.








 Perdas da cultura do milho


Perdas da cultura do feijão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui opiniões ou dúvidas sobre esta reportagem.