Situação do fumo é preocupante

A cultura do fumo é a base da economia e sustento das pequenas propriedades do município de Lagoa Bonita do Sul. Preocupados com a situação enfrentada pelos agricultores, principalmente com o baixo preço pago pela produção, torna-se necessário a busca contante de novas alternativas. Esse trabalho está sendo prioridade na Secretaria de Agricultura e Emater de Lagoa Bonita do Sul. Segundo a funcionária Jaqueline Melchior e do técnico da Emater Jéferson Dalemole, (ambos acadêmicos do curso de Agricultura Familiar e Sutentabilidade da UFSM), diversos agricultores procuram a secretaria e emater buscando informações sobre outras culturas que possam ser implantadas no município para que em consorciação com o fumo possam ser produzidas como forma de diversificação. Segundo eles estão sendo conduzidos trabalhos direcionados a viabilidade econômica a curto, médio e longo prazo.
Pode-se citar os projetos de:
Produção de Noz pecan, o qual tem reunião marcada para o dia 24 de maio para maiores esclarecimentos sobre a cultura, formas de financiamento e garantia de comercialização;
Projeto de Piscicultura, o qual está em fase de formação de uma associação de piscicultores. Os agricultores ainda podem fazer cadastrato na secretaria até o dia 13 de maio, data em que será realizada palestra sobre a legislação ambiental e comercialização do peixe ministrada pelo responsável técnico da Emater Edson França.
Projeto de produção de alimentação escolar, estamos realizando cadastro de agricultores e interessados em produzir hortaliças e frutíferas. Segundo a nutricionista Claudia Torcatto, o cardápio será confeccionado com base neste cadastro.
Projeto de produção de hortaliças para conservas.
Os agricultores do município poderão buscar mais informações junto a Secretaria de Agricultura ou Emater.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui opiniões ou dúvidas sobre esta reportagem.