Começou nesse domingo, 1º de agosto de 2010, o 12º Censo Demográfico brasileiro. Ao longo desta semana e pelos próximos três meses, 191.972 recenseadores do IBGE percorrerão os 8.514.876,599 km² do território nacional, nos 5.565 municípios brasileiros, com a tarefa de contar quantos somos e saber como vivemos. Seja nos cerca de 58 milhões de domicílios particulares, seja em orfanatos, asilos e outros domicílios coletivos, nenhum brasileiro ficará de fora dessa mega operação, que envolve o trabalho direto de aproximadamente 230 mil pessoas e cujos resultados vão subsidiar o planejamento de políticas públicas e privadas pelos próximos dez anos.
“O Censo 2010 mostrará um país mais escolarizado, mais inserido no mundo digital, mais envelhecido, com nível de renda melhor, com padrões mais difundidos de acesso aos produtos de consumo, com novas estruturas familiares e com a crescente presença da mulher no mercado de trabalho e no ensino superior. Esse é o retrato que vamos registrar”, afirma o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, avaliando as transformações pelas quais o Brasil passou na última década.
Para conseguir tirar essa fotografia mais nítida possível dos brasileiros e de suas condições de vida, o IBGE conta, acima de tudo, com a colaboração da população, que deve receber bem o recenseador e responder o questionário corretamente.
Um país que conhece a si mesmo só tem a ganhar.
Ao longo das próximas semanas, e até 31 de outubro, cada domicílio brasileiro receberá a visita de um recenseador do IBGE. É a partir das informações coletadas por eles que o Brasil poderá se planejar para os próximos dez anos: elas ajudarão a definir políticas públicas em níveis nacional, estadual e municipal, além de auxiliar a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos.
Cada um dos 191.972 recenseadores poderá ser identificado pelo seu uniforme – colete e boné, com logotipo do Censo -, pelo equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto.
Em Lagoa Bonita do Sul estarão visitando as residências os recenseadores: Cizone Eledir Pens, Elisabete Pens, Mariéli Rathke e Eliane Machado sob a supervisão de Neimar Isaías Santana.
Prefeito Santana foi o primeiro a ser entrevistado em Lagoa Bonita do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui opiniões ou dúvidas sobre esta reportagem.