Incentivo a leitura

A Secretaria de Educação e Cultura premiou as crianças que mais retiraram livros na Biblioteca Pública Recanto Cultural durante o ano de 2009. Os três leitores que receberam 01 bolsa com kit de livros e materiais escolares cada, são:
3º Lugar: Jéssica Aparecida Marion Franco, 10 anos (21 livros)
2º Lugar: Roberto Henrique Galvão de Senna, 06 anos (31 livros)
1º Lugar: Manuela Luchese, 10 anos (70 livros)
Segundo a coordenadora do Recanto Cultural Professora Alexandra Possebon, a premiação tem como objetivo incentivar o gosto pela leitura e aumentar o público leitor.
Parabéns crianças, continuem lendo muito, o conhecimento é algo que ninguém vai poder tirar de vocês!

Vice Prefeito Celso, Professora Alexandra e Monitora Mônica com Manuela Luchese

Jéssica Aparecida Marion Franco

Roberto Henrique Galvão de Senna

Vice Prefeito com a equipe da Secretaria de Educação e Cultura e do
Recanto Cultural, juntamente com os pequenos leitores.

INDIGNAÇÃO

Os munícipes de Lagoa Bonita do Sul demonstram constantemente sua indignação com o fornecimento da Energia Elétrica pela AESSul e Celetro.Após o ocorrido no dia 20 de dezembro, quando sete postes caíram no centro da Cidade por falta de manutenção (estavam podres), já foram registrados mais de 100 horas sem energia. Ontem (11) mais um poste de madeira caiu em Linha Tupi, próximo a residência de Osmar Beck, deixando o município sem luz por mais de 4 horas. Outro problema constante além da falta é a oscilação de energia. Esses problemas já acarretaram diversos prejuízos, principalmente com perda de carnes armazenadas nos freezeres, queima de equipamentos e eletrodomésticos além de perda na qualidade do tabaco secado em estufas do tipo LL (elétricas). O abastecimento de água também fica prejudicado com a falta de energia.
A Prefeitura Municípal está sendo muito procurada pelos moradores do município para a liberação de laudos técnicos de perdas, para fins de ressarcimento (o qual é um processo muito burocrático) e para procurar meios para solucionar este problema.
A Prefeitura municipal está realizando um levantamento de perdas e elaborará um relatório dos danos e reclamações que será encaminhado a AGERGS (Agencia Estadual de Regulação dos Serviços Publicos Delegados pelo Rio Grande do Sul e ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), buscando a fiscalização dos serviços prestados pelas empresas.

Produtor Erni Moser com amostras de fumo bom e o danificado devido a falta de energia.


Produtor Elizeu Silveira também teve prejuízos.

Brigada Militar de Lagoa Bonita do Sul recebe nova viatura

A entrega da nova viatura para a Brigada Militar de Lagoa Bonita do Sul foi realizada ontem (11) em Santa Cruz do Sul. Estiveram presentes diversas autoridades do município, onde o Prefeito em Exercício Celso Luchese fez a entrega da chave ao Comandante do 4º GPM Sargento Maciel.


Autoridades do município que estiveram em Santa Cruz do Sul

Texto: Jaqueline M. Melchior

Comunidade de Campos Novos recebe nova ponte

A equipe da Secretaria de obras concluiu a construção de uma ponte no interior do município de Lagoa Bonita do Sul. Após a enxurrada dos últimos dias, um bueiro que existia na localidade de Campos Novos, próximo a residência de Genésio de Mello, foi totalmente arrastado pela força da água, impossibilitando a passagem de veículos.
Após trabalho intenso da Secretaria de Obras com máquinas e toda a equipe, foi escavado o leito do Arroio Bonito e construída uma ponte de madeira.
O valor gasto para a construção foi torno de R$ 5.000,00 oriundos de recursos próprios do municípío. Segundo o Diretor de Obras Alencar Buligon, mais pontes danificadas serão recuperadas nos próximos dias.

Escavação do leito do arroio.


Após a enxurrada restou somente os canos do bueiro que existia no local.

Prefeito em exercício Celso Luchese, com os Secretários: de Obras Leandro e de Agricultura Oldecir e Diretor de Obras Alencar



Trabalho intenso da equipe de obras na construção.

Ponte concluída.

Foto: Sec. de Obras e Agricultura
Texto: Jaqueline M. Melchior

Temporal atinge Lagoa Bonita do Sul e região

A Região Centro Serra foi castigada pelas chuvas dos primeiros dias de 2010. Em Lagoa Bonita do Sul, a precipitação pluviométrica monitorada pela Secretaria de Agricultura do município, ultrapassa os 300 ml, o equivalente a média para dois meses normais. Muitos prejuízos já foram contabilizados, principalmente com pontes (07), bueiros e estradas do interior do município. Também aconteceram desmoronamentos de terras nas localidades de Linha Alta Fundos e Linha Araçá. Felizmente não houve vítimas, nem prejuízos maiores com casas e outros bens, o contrário da maioria dos municípios vizinhos.


bueiros foram arrastados pela força da água

Pontes caídas




Vista do desmoronamento


Desmoronamento em cerro em Linha Araçá

cerca de 100m de comprimento



estradas danificadas


água atingiu as fornalhas dos fornos de estufa quando estavam em funcionamento

Grande volume de água levou pontes e bueiros
Texto e foto: Jaqueline M. Melchior