Chuva de granizo em Lagoa Bonita do Sul

Por volta das 3 horas da madrugada de hoje, 27, uma forte chuva acompanhada por ventos e trovoadas também trouxe consigo pedras de granizo, o que assustou os moradores de algumas localidades do município de Lagoa Bonita do Sul. No início do temporal as pedras de granizo eram pequenas (semelhante a uma bola de gude), mas no final as pedras ficaram bem maiores como podemos ver nas fotos abaixo.
 
Segundo um morador da localidade de Lagoa Bonita Baixada, que teve sua casa danificada com o temporal, se as pedras maiores caíssem em maior quantidade não sobraria nada da cobertura da sua casa que é de telha brasilit. 

Texto e foto: Jaqueline Machado Melchior

2º Etapa da Campanha contra a Poliomielite

A Secretaria Municipal de Saúde realizou no último sábado, 19, a 2º etapa da campanha contra a Poliomielite. A Campanha da gotinha, foi dirigida à crianças menores de 5 anos de idade.
Para esta etapa da campanha, a meta no município de Lagoa Bonita do Sul, estimada pelo Ministério da Saúde / Programa Nacional de Imunização, era de vacinar 95% das 198 crianças menores de 05 anos.
A Secretaria de Saúde mobilizou 14 postos fixos envolvendo 04 veículos e 21 pessoas no desenvolvimento da ação de vacinação, dentre eles profissionais da saúde e voluntários. A meta alcançada foi de 194 crianças, ou seja, 98% do público alvo foram imunizados.
Segundo o Secretário de Saúde, Valdenir Priebe, é necessário a manutenção dessas estratégias, utilizando todos os meios de intensificação para manter a vigilância ativa contra essas infecções além da responsabilidade dos pais em manter seus filhos vacinados.




Texto: Jaqueline M. Melchior e Valdenir Priebe
Foto: Secretaria de Saúde

XVII CONGRESSO DE EDUCAÇÃO

Lagoa Bonita do Sul cediou ontem o XVII Congresso da Pastoral de Educação da Região Centro Serra. O evento contou com a participação de cerca de 500 professores da região e teve como palestrantes os professores: Luis Antônio Silva do Paraná e Lilo Dorneles de Campo Bom-RS. Ambos dirigiram suas palestras em torno do dia a dia na sala de aula reverenciando sempre o tema do evento que era “Uma Educação pela paz, valorizando a vida no campo”.
A organização do Congresso recebeu elogios dos meios de comunicação da região que fizeram a cobertura do evento e também das representações dos 13 municípios que se fizeram representar. Segundo o Professor Lilo Dorneles, o ambiente de estudo em que o Ginásio de Esportes Bonitão foi transformado deveria ser levado como exemplo às manifestações de Educação e Cultura de toda a região.
Segundo o Prefeito, José Valdemar Santana Filho, este foi mais um dos grandes trabalhos realizado pelas equipes da Prefeitura Municipal de Lagoa Bonita do Sul em prol de causas nobres como é a Educação.







Lagoa Bonita do Sul conclui primeira fase do monitoramento do PAR

O Município de Lagoa Bonita do Sul está em dia com o PAR, Plano de Ações Articuladas da Educação. O monitoramento do Plano aconteceu na última semana na Secretaria de Educação e Cultura do município com a professora Mestre em Educação Liane Bernardi Helo, da UFRGS de Porto Alegre. Segundo a Secretária de Educação e Cultura, Lorena Rathke Maieron, o monitoramento do PAR com sucesso veio coroar os esforços da municipalidade em priorizar as causas da Educação.
A rede municipal da Educação de Lagoa Bonita do Sul conta cinco Escolas com espaços qualificados, professores titulados e recursos didáticos e pedagógicos os mais variados e modernos possíveis, sendo portanto, um ambiente propício para que os estudantes desenvolvam suas potencialidades.
Texto: Lorena Rathke Maieron
Foto: Mônica Moser

Cenas do Teatro Luz e Cena

Teatro Luz e Cena na abertura da Semana da Arte gaúcha

A companhia de Teatro “Luz e Cena” de Porto Alegre irá se apresentar em Lagoa Bonita do Sul no dia 11 de setembro, abrindo a “Semana da Arte Gaúcha”. A peça a ser apresentada traz ao público uma bela história que cumpre a função primordial da arte, entretenimento e, sobretudo informação contribuindo para a construção de nossa identidade cultural, Mas báh Tchê! Como é grande o meu Rio Grande!
A peça será apresentada no Ginásio Bonitão a partir das 19 horas e 30 min. Todos os alunos das redes municipais e estaduais e a comunidade em geral estão convidados a participar.

 
Texto: Jaqueline M. Melchior

Semana da Arte Gaúcha

A Secretaria de Educação e Cultura de Lagoa Bonita do Sul realiza junto as escolas municipais e estadual entre os dias 11 a 18 de setembro, a SEMANA DA ARTE GAÚCHA. No decorrer desta semana haverá uma série de atividades referentes às tradições gaúchas, dentre elas Concurso municipal de composição e declamação de poesias entre os alunos de 5ª a 8ª série, Concurso de frases entre os alunos de 3º a 4ª série e Concurso de desenho para alunos de Pré-escola a 2º ano. Também será realizada escolha do Peão e Prenda Infantil Municipal e show com Antônio Gringo.
A SEMANA DA ARTE GAÚCHA terá sua abertura no dia 11 de setembro, às 19 horas e 30 minutos, no ginásio Bonitão com apresentação do Teatro: “MAS BAH TCHÊ! COMO É GRANDE O MEU RIO GRANDE, encenado pelo grupo Luz e Cena de Porto Alegre. Ingressos no valor de R$ 1,00 crianças e a R$ 2,00 adultos.
De 12 a 17 de setembro, cada escola preparará estudos, atividades, gincanas e selecionará os melhores trabalhos. No dia 18 será o encerramento da Semana da Arte Gaúcha quando todas as escolas se reunirão no ginásio Bonitão, a partir das 13 horas para assistir e apresentar seus trabalhos além de eleger os três melhores de cada categoria (desenho, frase, composição de poesia e declamação) do concurso. Os vencedores receberão troféus e kits com itens gaúchos (cuia, bomba, térmica, porta-térmica...). Para abrilhantar ainda mais o evento o artista nativista Antônio Gringo realizará um belíssimo show de encerramento no Ginásio Bonitão.
Todos convidados à participar da Semana da arte Gaúcha!
Texto: Jaqueline M. Melchior e Alexandra Possebon

Merenda saudável

A Escola Municipal Vergílio Luiz Francisco da Silva de Entrada da Várzea é exemplo dentro do "Projeto Hortas Escolares".
A escola conta com os serviços das professoras Elvira Moretti (que coordena o projeto), Maria Janice da Maia e da servente Maristela Pens. Em parceria com as Secretarias da Educação e Agricultura que forneceram as mudas e implementos agrícolas e aos pais que ajudaram na confecção da estufa, o projeto se enraíza e mostra sua força na busca da produção e do consumo de alimentos saudáveis.
Através de incentivo e motivação da equipe da Secretaria de Educação e da nutricionista Claudia Torcatto, práticas sustentáveis vem sendo implantadas para o cultivo de gêneros alimentícios a serem usados na produção da merenda escolar que além de estimular o gosto pelos alimentos ali produzidos, oferecem um produto de ótima qualidade, baixo custo e isento de agrotóxicos.
A importância de cada propriedade rural possuir a sua horta e produzir alimentos para o consumo da família, também é um tema do projeto.

Alunos da Escolas degustando sanduíche com carne de Soja
Horta da Escola Vergílio L. F. da Silva
Reunião soobre merenda escolar no Recanto Cultural


Texto: Jaqueline M. Melchior e Claudia Torcatto
Foto: Claudia Torcatto, Isabel Sehnem e Mônica Moser

Novos Conselheiros Tutelares

Ontem dia 3, na sala anexa a Prefeitura, a partir das oito horas da manhã, deu-se início a escolha dos três novos conselheirtos tutelares de Lagoa Bonita do Sul. Pela parte da manhã a psicóloga Luciane Trojahn e a Assistente Social Fabiana Vandes entrevistaram e avaliaram todos candidatos. Na parte da tarde, os candidatos foram submetidos a uma prova escrita, a qual foi aplicada pelo Promotor de Justiça João Afonso Beltrame. Logo após a prova, os representantes das entidades do município atribuíram nota à apresentação dos respectivos candidatos. A escrutinação dos votos, também coordenado pelo Promotor, apontou como novas conselheiras tutelares: Josiéli Cardoso Puntel, Rosimeri Fardin Cerentini e Saionara Schaurich da Silva e como suplentes: Rosane Ferraz da Silva, Lizene Gorete Pens e Marlei Conte Krumenauer.


Texto: Jaqueline M. Melchior

Merenda Escolar em discussão

Aconteceu nos dias 27 e 28 de agosto, na sede do MPA em Santa Cruz do Sul, o Seminário Estadual do MPA, "Alimentação escolar pelas mãos da agricultura camponesa". Na oportunidade foi apresentada e debatida a lei n° 11.947 de 16 de junho de 2009 e a Resolução/FNDE n° 38 de 16 de julho de 2009, as quais dispõe sobre  o atendimento da merenda escolar aos alunos da educação básica no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
No encontro, a Coordenadora Nacional do PNAE Maria Luiza da Silva, o Consultor do MDA Sérgio Luiz Feltraco e a Nutricionista da Emater e integrante do CONSEA/RS (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) Regina Miranda, explanaram sobre a obrigatoriedade de todos os municípios aplicarem, no mínimo 30% dos recursos recebidos da União, na aquisição de alimentos para a merenda escolar, diretamente da agricultura familiar. Outro ponto discutido foi a importância da aplicabilidade da lei tendo em vista os benefícios que trará as famílias que estarão produzindo os alimentos e as crianças que irão consumí-los. Deste modo o MDA e FNDE acreditam que a lei n° 11.947 contribuirá, e muito, para a diversificação das pequenas propriedades, geração de renda com garantia de mercado para os produtos e que as crianças receberão alimentos com melhor qualidade.
Lagoa Bonita do Sul estava representada no evento pelo Prefeito José Valdemar Santana Filho, pela Funcionária da Secreteria de Educação e Responsável pela Merenda Escolar Isabél Cristina Sehnem e pelo Coordenador do MPA e Presidente da ALPA (Associação Lagobonitense de Pequenos Agricultores) Omar Moisés Santana.
Ambientalista Sebastião Pinheiro, Maria Luiza da Silva, Prefeito Santana,
Sérgio Feltraco, Omar Santana e Isabél Sehnem
Texto: Jaqueline M. Melchior e Isabél Sehnem
Foto: Ricardo

Milho troca-troca

A Secretaria da Agricultura da Prefeitura de Lagoa Bonita do Sul iniciou a entrega do milho pelo sistema troca-troca. Para o Programa, foram adquiridos e serão entregues 400 sacos do produto. A aquisição e distribuição das sementes significa um incentivo ao Pequeno Produtor Rural, pois é deste tipo de cultura que se baseia a economia da propriedade rural do município.
Agricultor Valdenir Centa recebendo o 1° saco de milho que foi entregue pelos técnicos agrícolas Valdinei Machado e João Rathke da Secretaria de Agricultura.
Texto: Lorena Rathke Maieron
Foto: Daiane Rathke