Conhecendo a História da Escola José de Alencar de Linha Melchior

Por volta do ano de 1935, a Comunidade de Linha Melchior era habitada por poucos proprietários de terras, sendo que a maioria das terras era da família de Reinaldo Melchior, este com o passar dos anos foi vendendo suas posses e mudou-se para outro lugar. Por volta de 1945 os proprietários já eram em maior número, destacando-se a as famílias de: José Francisco Carvalho, Antônio Tavares, Angelino Pens, João Rathke, mais tarde Benjamim Grigollo, Pascoal Concatto, Ermínio Bernardi, Etvin Schultz e Sr. Bilhan.
Como as famílias eram bem numerosas e não existia escola, a comunidade resolveu construir uma casinha e, por conta própria, pagaram uma professora vinda de Cachoeira do Sul, chamada Erna Bartz que lecionava 3 dias por semana. A escola foi construída próxima onde hoje, é a atual.
Em 1953, foi construída uma sala de aula pela Prefeitura de Sobradinho e a professora era da comunidade e se chamava Ondina Effel Pens.
Em 1963, foi construída uma escola de madeira na Entrada da Travessa Pens. O terreno foi doado por Antonio Tavares e era oferecido ensino até o 5º ano. Esta escola permaneceu até o ano de 1978 e funcionando nos três turnos e atendendo, na época, mais de 85 alunos. Durante os primeiros meses de funcionamento houve uma reunião com os pais e foi dado o nome de Escola José de Alencar nº 14. Ainda no ano de 1978 aconteceu um temporal e o prédio ficou em precárias condições.
O então Prefeito de Sobradinho Sr. Marci Luiz Nardi e a Secretária Eda Piccinin Bridi, Secretário de Obras Edgar Limberguer, reunindo-se com os professores, CPM, resolveram que era necessário ser construída uma nova sede para a escola, sendo que o terreno seria doado por Eli Tavares (por motivo de acesso a água) e ensino até a 5ª série (de modo integrado). Foram construídas duas salas de aula, uma secretaria, uma cozinha e dois banheiros. No dia 09 de abril de 1979 foi inaugurada a nova escola e entregue aos escolares desta localidade.
Em 1996, a localidade de Lagoa Bonita consegue emancipar-se de Sobradinho e em 2001 é instalada a primeira administração do município de Lagoa Bonita do Sul. Isto colaborou e muito a melhorar o acesso (transporte e merenda escolar) e a qualidade do ensino, tendo em vista que o quadro de professores foi ampliado e as necessidades das escolas são mais bem atendidas, pois se vive ao meio da realidade da comunidade escolar. Em 2003, foi construída mais uma sala de aula junto com uma cozinha, uma área aberta e um muro ao redor da escola. Em 2005 foram construídas duas salas de aula e banheiros novos, pois os existentes estavam em condições precárias. Em 2007 a área existente na cozinha foi fechada para funcionamento de um refeitório.
Hoje esta escola conta com aprovação para funcionar até a 6ª série e é um cartão de visitas do município.


Escola José de Alencar em 1979


em 2004.

Atuais alunos

em 2009.
Texto e fotos: Arquivos da Escola José de Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui opiniões ou dúvidas sobre esta reportagem.