Conhecendo um pouco da História da Associação das Trabalhadoras Rurais de Lagoa Bonita do Sul

A Associação das trabalhadoras Rurais de Lagoa Bonita do Sul foi fundada em 13 de novembro de 2000, com o apoio da administração municipal. Em 20 de janeiro de 2001 foi eleita a primeira diretoria que ficou assim constituída: Presidente: Virginia Helena da Silva Melchior. A primeira rainha das Trabalhadoras Rurais de Lagoa Bonita do Sul foi a Senhora Salete Pappis da Silva. A Associação Municipal de Trabalhadoras Rurais passou a fazer parte dos Conselhos Municipais conforme iam sendo criados, mostrando sua organização e defendendo a classe. Já com a Emater instalada em Lagoa Bonita e com a ajuda da Extencionista Noeli Fantoni Ruoso a Associação participou da Ronda da Cidadania em 05 de outubro de 2001, elaborando o almoço e o bolo dos noivos. Em julho de 2003 foi lançada a idéia de fazer um resgate da história de cada grupo e anexar à história da Associação para que cada grupo conheça a história dos outros, essa idéia foi aceita e está sendo organizada pela Presidente do Sindicato que fará um presente para a Associação deste apanhado de histórias. Em 28 de fevereiro de 2006 Lagoa Bonita do Sul sediou a 29ª Romaria da Terra e a Associação foi convocada a ajudar na organização, bem como, na elaboração de lanches para os vinte mil romeiros (nº. divulgado pelos organizadores da Romaria). Em seguida, juntamente com a Emater, Prefeitura, Sindicato e demais entidades do Município e apoio dos mesmos dos outros municípios do Centro Serra foi realizado em Lagoa Bonita do Sul o XIV Encontro Intermunicipal de Mulheres com o Tema: “A Mulher, as Organizações e a Biodiversidade” com a presença de três mil e quinhentas pessoas. Com o esforço e organização de todos tanto a romaria quanto o encontro de mulheres foi sucesso.

No ano de 2008, durante as comemorações de aniversário do Município um dos pontos altos foi a “Noite Cultural” dia 16 de abril. Além de apresentações dos talentos da terra e resgate da história do Município encenada pelo Grupo Municipal de Teatro, apresentação de danças gauchescas, a Associação das Trabalhadoras Rurais confeccionou um bolo com mais de 10 metros de comprimento (foto) que foi distribuído entre os presentes tornando a noite inesquecível, tendo em vista que foi a primeira vez que um bolo, com estas dimensões foi confeccionado no município e distribuído gratuitamente. Nesta noite também foi feita uma homenagem as Comissões emancipacionistas que muito lutaram para a criação de Lagoa Bonita do Sul. Desde então a Associação das Trabalhadoras em parceria com a Comissão organizadora da Festa da Lagoa ajuda na organização das Noites Culturais, bem como em qualquer outro evento que a entidade for convidada a participar.

No dia Internacional da Mulher que acontece encontros regionais, cada ano num município do Centro Serra, a entidade sempre participa, inclusive nossas representantes: Salete Pappis da Silva, Beni da Silva Elesbão, Diana Schneider da Silva e Loreci Torres Machado foram eleitas princesas regionais quando de suas participações nos eventos.

Hoje a Associação das trabalhadoras Rurais de Lagoa Bonita conta com cerca de 500 mulheres organizadas em 13 grupos nas localidades do interior do município bem como no centro. A atual presidente da Associação é a Srª. Lizene Goreti Pens (foto).





Texto: Virgínia Melchior

Foto: Jaqueline M. Melchior e Adalgisa Pens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui opiniões ou dúvidas sobre esta reportagem.