Olha o que espera você no Festival do Porco Caipira!!!

A Comunidade de Arroio Grande, interior de Lagoa Bonita do Sul está se preparando para a realização de mais um Festival do Porco Caipira. Este evento acontece anualmente na localidade e conta com o apoio da administração municipal e da Emater. Segundo os organizadores o salão da comunidade está sendo ampliado para melhor receber os visitantes. Ótima gastronomia espera por você dia 14 de junho em Arroio Grande... Todos convidados!!!

Texto: Jaqueline M. Melchior

Conhecendo um pouco da História da Associação das Trabalhadoras Rurais de Lagoa Bonita do Sul

A Associação das trabalhadoras Rurais de Lagoa Bonita do Sul foi fundada em 13 de novembro de 2000, com o apoio da administração municipal. Em 20 de janeiro de 2001 foi eleita a primeira diretoria que ficou assim constituída: Presidente: Virginia Helena da Silva Melchior. A primeira rainha das Trabalhadoras Rurais de Lagoa Bonita do Sul foi a Senhora Salete Pappis da Silva. A Associação Municipal de Trabalhadoras Rurais passou a fazer parte dos Conselhos Municipais conforme iam sendo criados, mostrando sua organização e defendendo a classe. Já com a Emater instalada em Lagoa Bonita e com a ajuda da Extencionista Noeli Fantoni Ruoso a Associação participou da Ronda da Cidadania em 05 de outubro de 2001, elaborando o almoço e o bolo dos noivos. Em julho de 2003 foi lançada a idéia de fazer um resgate da história de cada grupo e anexar à história da Associação para que cada grupo conheça a história dos outros, essa idéia foi aceita e está sendo organizada pela Presidente do Sindicato que fará um presente para a Associação deste apanhado de histórias. Em 28 de fevereiro de 2006 Lagoa Bonita do Sul sediou a 29ª Romaria da Terra e a Associação foi convocada a ajudar na organização, bem como, na elaboração de lanches para os vinte mil romeiros (nº. divulgado pelos organizadores da Romaria). Em seguida, juntamente com a Emater, Prefeitura, Sindicato e demais entidades do Município e apoio dos mesmos dos outros municípios do Centro Serra foi realizado em Lagoa Bonita do Sul o XIV Encontro Intermunicipal de Mulheres com o Tema: “A Mulher, as Organizações e a Biodiversidade” com a presença de três mil e quinhentas pessoas. Com o esforço e organização de todos tanto a romaria quanto o encontro de mulheres foi sucesso.

No ano de 2008, durante as comemorações de aniversário do Município um dos pontos altos foi a “Noite Cultural” dia 16 de abril. Além de apresentações dos talentos da terra e resgate da história do Município encenada pelo Grupo Municipal de Teatro, apresentação de danças gauchescas, a Associação das Trabalhadoras Rurais confeccionou um bolo com mais de 10 metros de comprimento (foto) que foi distribuído entre os presentes tornando a noite inesquecível, tendo em vista que foi a primeira vez que um bolo, com estas dimensões foi confeccionado no município e distribuído gratuitamente. Nesta noite também foi feita uma homenagem as Comissões emancipacionistas que muito lutaram para a criação de Lagoa Bonita do Sul. Desde então a Associação das Trabalhadoras em parceria com a Comissão organizadora da Festa da Lagoa ajuda na organização das Noites Culturais, bem como em qualquer outro evento que a entidade for convidada a participar.

No dia Internacional da Mulher que acontece encontros regionais, cada ano num município do Centro Serra, a entidade sempre participa, inclusive nossas representantes: Salete Pappis da Silva, Beni da Silva Elesbão, Diana Schneider da Silva e Loreci Torres Machado foram eleitas princesas regionais quando de suas participações nos eventos.

Hoje a Associação das trabalhadoras Rurais de Lagoa Bonita conta com cerca de 500 mulheres organizadas em 13 grupos nas localidades do interior do município bem como no centro. A atual presidente da Associação é a Srª. Lizene Goreti Pens (foto).





Texto: Virgínia Melchior

Foto: Jaqueline M. Melchior e Adalgisa Pens

Conhecendo um pouco da história do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Bonita do Sul

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Bonita do Sul fundado em 09 de dezembro de 2000 e esteve na 1ª presidência o Senhor Gildo Nei Grigollo. Durante este período de existência, o Sindicato vem trabalhado para melhorar as condições de vida dos agricultores através da organização da classe. Para isso, montou um banco de sementes crioulas de milho e feijão que empresta aos agricultores no sistema de troca; encaminha todo tipo de benefício ao INSS, bem como auxilia o MPA no encaminhamento de Pronaf e Moradia, presta serviços de escritório aos seus associados, entre outros. Em conjunto Sindicato, MPA, com o apoio da administração municipal e dos associados, foi adquirido um terreno e construída a sede própria, das entidades onde hoje é prestado atendimento. O Sindicato possui hoje cerca de 770 associados. Foi eleita recentemente e tomou posse dia 08 de maio a nova diretoria. Como presidente assumiu o cargo para o segundo mandato a Senhora Virginia Helena da Silva Melchior (foto) ; Secretária: Lizene Goreti Pens; Tesoureiro: Sidinei Nilson Bach. Suplentes da Diretoria os Senhores: Derli Bernardini, Jose Vanderlei Cardoso e Eliseu Silveira; do Conselho Fiscal fazem parte: Jorge Joni Tavares, Eronita Lemos Pozzebon e Neiva Lucia Puntel Drescher. Os suplentes são: José Valdemar Santana, Almeri Ivo Priebe e Luiza Grigollo Pens. Esta diretoria fica no comando da entidade até maio de 2013.

Texto: Virgínia Melchior
Foto: Jaqueline M. Melchior

Curso e construção de Cisternas em Lagoa Bonita do Sul

De 01 a 05 de junho de 2009 será realizado um curso de capacitação em construção de cisternas de placas. Cisterna de placas é um tipo de reservatório d´água cilíndrico, coberto e semienterrado, que permite a captação e o armazenamento de águas das chuvas, aproveitadas a partir do seu escoamento nos telhados das casas, através de calhas. Na região de semi-árido do nosso País (como podemos ver na figura ao lado) as cisternas de placas tem feito a diferença na vida de milhares de Nordestinos que passaram a consumir água de chuva, o que melhorou significativamente a sua vida e principalmente a saúde.

A falta de chuva não é só um problema do semi-árido. Em nosso Estado e em nosso Município de Lagoa Bonita do Sul, ano após ano, estamos sentindo o que significa a falta de água potável. Por isso, a Prefeitura Municipal, através do seu Prefeito José Valdemar Santana, procurou o MDA e para a alegria dos munícipes, conseguiu o apoio financeiro que possibilitará a realização de um curso de capacitação, bem como a construção de 34 cisternas com capacidade de 16 mil litros no Município. Acreditamos que essa iniciativa pioneira na região Centro-Serra vai despertar na população não só o desejo de captar e armazenar água da chuva, mas renovar o compromisso de cada um em cuidar melhor do Meio Ambiente que é nossa casa. Será um grande mutirão onde vários agricultores e lideranças aprenderão as etapas da construção de cisternas.


Texto: Antônio Hermes

Foto: Internet

Secretários municipais de Educação e Cultura reunidos em Ibarama

Aconteceu hoje, na Escola Luiz Afonso Colombelli em Ibarama, uma reunião dos Secretários Municipais de Educação e Cultura da AMCSerra. Lagoa Bonita do Sul se fez representada nesta reunião pelas funcionárias da Secretaria de Educação Jaqueline Melchior e Supervisora Escolar Tânia Bolfe. A pauta foi muito diversificada e contou com alguns destaques importantes:

  • Acontecerá no dia 19 de junho de 2009, no Salão paroquial de Sobradinho a 1ª Conferência Regional de Educação do Centro Serra, para tanto os municípios participantes deverão realizar suas pré conferências municipais onde discutirão sobre seis temas relacionados a Educação que poderão ser modificados com a participação da comunidade escolar (gestores, docentes discentes, pais, funcionários de escolas, membros de conselhos municipais... dentre outros. O município de Lagoa Bonita do Sul discutirá no dia 10 de junho, juntamente com o município de Cerro Branco sobre os financiamentos da Educação, posteriormente cada município irá elaborar um relatório deste assunto e apresentá-lo na Conferência do dia 19.
  • Também foram escolhidos os novos membros do CODIC (Conselho Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura) onde Gisele Hermes Scapin, Secretária de Cultura de Estrela Velha e Jaqueline Machado Melchior, Dirigente de Cultura de Lagoa Bonita do Sul representarão a região Centro Serra, junto a este conselho tão importante e incentivador da Cultura gaúcha.
  • Ficou já marcada outra reunião para formulação do regimento interno da Conferência Regional de Educação que se realizará no dia 03 de junho no município de Passa Sete.


Texto: Jaqueline M. Melchior

Recordando a Festa da Lagoa 2OO9

De 11 a 17 de abril, Lagoa Bonita esteve em Festa na comemoração dos seus 13 anos de emancipação. Dia 11 aconteceu Baile da Terceira Idade no Ginásio Bonitão e abertura do VI Rodeio Crioulo do CTG Garrão de Potro no Parque de Eventos. Dia 12, continuação do Rodeio e inauguração do Centro Cultural Municipal, dias 13, 14 e 15 de abril aconteceram os 8º Jogos da AJURLABS no Ginásio Bonitão e dia 17 de abril encerramento por conta da Banda Alma Nova de Carlos Barbosa.
Banda Alma Nova de Carlos Barbosa.
Público no Baile.
3ª Noite Cultural - Apresentação de Venildo Martins e Dejanir Gomes, no lançamento do CD do 2º Bativiola.
Ana Carolina Martins.
Emily Lucas Lopes.
Fábio Fernando dos Santos.
Daiane Nunes.
Deivid e Fernanda Jahn.
Élia Lucas.
Pietro Pozzebon.
Deivid e Dener Bernardini.
Eduardo e Edivaldo Gertrudes dos Santos.
Cidiney Lucas e Juarez Rodrigues.
Leandro e Joceléia Geraldo.
Marconi Machado.
Público presente na 3ª Noite Cultural.
Juventudes que participaram dos 8º Jogos Rurais.

Inauguração do Centro Cultural no Parque de Eventos, no dia 12 de abril.
VI Rodeio Crioullo.
Público presente no Rodeio.
Exposições de animais.

Baile da Terceira Idade no Ginásio Bonitão, dia 11 de abril.

Soberanas de Lagoa Bonita do Sul

Jaine Machado, Juliana Tavares e Carine Israel da Silva

Lagobonitense lança livro sobre o campo

Valter Israel da Silva é filho de camponeses de Lagoa Bonita do Sul, Técnico em Agropecuária, militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Trabalhou como Técnico nas Prefeituras de Sobradinho quando ajudou na organização da Casa Familiar Rural na localidade de Arroio Bonito e em Lagoa Bonita do Sul. Também atua nas equipes ligadas ao MPA. Contribuiu na organização deste Movimento no nordeste brasileiro por dois anos junto com sua esposa Ivanira e hoje vive em Laranjeiras do Sul no Paraná. Valter é um produtor de teorias comprometidas com a luta da classe camponesa. Está contando essa história e poesias em um livro chamado “Caminhos da Afirmação Camponesa” distribuído entre seus familiares e amigos no último dia 24 de maio quando da comemoração do aniversário de sua mãe Albina Grigollo da Silva (74 anos). Além deste, está organizando um outro livro com vários contos e poesias de sua autoria que lançará em breve. Quem tiver oportunidade de ler este livro com certeza recordará de fatos acontecidos em Lagoa Bonita do Sul, principalmente acontecimentos da infância camponesa que a maioria de nós vivenciou...
"Valter, Lagoa Bonita do Sul, orgulha-se do teu trabalho e do trabalho de teus companheiros na luta em prol do pequeno agricultor"

Dados de Lagoa Bonita do Sul - RS

Histórico: O Município de Lagoa Bonita do Sul foi emancipado do Município de Sobradinho em 16 de abril de 1996 através da Lei Estadual nº 10.758, promulgada pelo Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Deputado José Otávio Germano. O Governador da época Antônio Britto recorreu posicionando-se contrário à emancipação e o processo Emancipatório ficou tramitando no TSE. Em 1º de outubro de 2000, após muito trabalho da Comissão de Emancipação e apoio da Comunidade foi autorizada a acontecer as primeiras Eleições Municipais.
O nome que deu origem ao Município de Lagoa Bonita, foi a existência de uma Lagoa chamada Lagoa da Raia. Nesta, havia uma cancha de carreira a qual iniciava dentro da lagoa em época de seca. Em 1928 a localidade de Lagoa da Raia passou a ser denominada de Lagoa Bonita. Em 1991, Lagoa Bonita era distrito de Sobradinho e por apresentar condições favoráveis de desenvolvimento cria sua primeira Comissão Emancipacionista que não teve êxito.
Mais tarde, em 1995, outra Comissão de Emancipação foi criada e conseguiu atingir seu objetivo, criar o Município de LAGOA BONITA DO SUL. É a partir de 01 de janeiro de 2001 que se instalou a primeira administração do Município tendo como Prefeito Arthur Joaquim Possebon (PDT) e Vice Prefeito José Valdemar Santana Filho (PT).Em 03 de outubro de 2004, na segunda eleição municipal foi eleito: Prefeito José Valdemar Santana Filho (PT) e Vice Prefeito Valdir Drescher (PP). Em 05 de outubro de 2008 novamente foi eleito José Valdemar Santana Filho (PT) para Prefeito (foto) e Celso Luiz Luchese (PMDB) para Vice.
Aspectos Geográficos
Área em Km²: 109,0 Km²
População: 2.617 habitantes
Coordenadoria Regional de Saúde: 8ªCRS / Cachoeira do sul
Coordenadoria Regional de Educação: 6ª CRE / Santa Cruz do Sul
Região: Centro Serra
Condições de acesso ao município: Estrada 400 AM 9010 (Passa Sete até a área urbana). BR 481 (sem asfalto a Cerro Branco).
LIimites Municipais: Norte - Sobradinho e Ibarama; Sul- Cerro Branco e Candelária; Leste- Passa Sete; Oeste - Agudo.