No dia 31 de agosto, aconteceu o evento de homenagem ao Colono e Motorista “Resgatando as origens e integrando colonos e motoristas” no ginásio “Bonitão”. Na abertura do evento, Paulo Conrad da EMATER de Lajeado ministrou painel sobre um resgate da Agricultura Familiar, seguido pela apresentação da Josiane Eiloft da FETAG sobre educação no Campo.
Ao meio dia foi oferecido almoço aos participantes, preparado pela equipe do Linassi e sobremesas preparadas pelos agricultores da Feira da Agricultura Familiar.
Durante a tarde, houve apresentação de talentos locais e gincana rural. As provas foram realizadas por 5 equipes compostas por 15 integrantes cada, sendo necessário a participação de ao menos um casal com menos de 18 e um casal com mais de 60 anos em cada equipe. Equipe n° 1: Melado, nata e torresmo; equipe n° 2: Vai como pode (Assistência Social); equipe n° 3: 100% saúde; equipe n° 4: Colonada alegre e equipe n° 5: Os colonizadores. As provas constituíam de duas etapas, uma com provas individuais e um circuito. Dentre as provas podemos destacar: Debulhar e pesar a olho 1 kg de milho, pregar um remendo numa roupa, fazer uma arapuca e cantar uma música antiga. No circuito, tinha a corrida do saco, pregar 5 pregos, acertar 5 espigas de milho dentro de um balaio, acender uma vela e leva-la até o companheiro, quebrar 2 ovos e bater as claras em neve e colocar uma porca no parafuso.
A classificação ficou a seguinte: 1° Lugar: 100% saúde; 2° lugar: Vai como pode e 3° lugar: Colonada alegre.
Durante o dia foi realizado sorteio de prêmios, exposição de equipamentos antigos e Comemoração do 2° aniversário da Feira da Agricultura Familiar.
Este evento é promoção da Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais em parceria com a Prefeitura Municipal de Lagoa Bonita do Sul.
Feirantes com Jéferson Dalemolle
Equipe Vai como pode - 2º lugar na gincana
Equipe Colonada Alegre - 3º Lugar na Gincana
Equipe 100% Saúde - campeã da Gincana