Festa da Lagoa

Confira alguns momentos desta grande festa!
O parque de eventos foi iluminado...
 Demonstrações de filetagem de peixe






Tarso anuncia investimentos para Lagoa Bonita do Sul

O Governo do Estado instalou sua sede, no último dia 15, no município de Lagoão. A interiorização do governo tem por objetivo aproximar a comunidade dos gestores públicos e estreitar os laços entre o Estado e a região. O público se aproximou de mil pessoas. Na arquibancada via-se muitas faixas com o pedidos ao governador. O principal foi o asfalto. Tarso coordenou a reunião em que os secretários apresentaram programas e ações que tem relação com Lagoão e demais municípios do Centro Serra e Alto da Serra do Botucaraí. Um dos temas foi a superação das desigualdades regionais. O governador afirmou que vai acabar com a idéia de que Lagoão está numa região esquecida. Um dos atos da reunião foi a sanção do projeto de lei que trata da erradicação da miséria absoluta. Também foi feito o anúncio do projeto de correção de solos para a pequena propriedade. Além do governador, vários secretários e diretores de órgãos do governo e dezenas de assessores participaram das atividades. Na oportunidade os prefeitos do Centro Serra entregaram um documento com várias reivindicações, entre elas, pavimentação dos acessos a Lagoa Bonita; Lagoão; Tunas e Jacuizinho, o asfaltamento dos 48 quilômetros entre Cerro Branco, Lagoa Bonita e Sobradinho; a implementação de um programa de correção de solos, com subsídios  para viabilizar aquisição e transporte; maior ação da Agência Reguladora Estadual dos Serviços de Energia Elétrica para a melhoria da distribuição de energia elétrica no Centro Serra; um programa de difusão da internet banda larga nas cidades e interior; reaparelhamento das Polícias Civil e Militar; Implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA, e ainda, a redefinição dos serviços de saúde - média e alta complexidade. Quanto aos acessos pavimentados à Jacuizinho e Lagoa Bonita, segundo ele, os recursos estão liberados, e o início das obras depende apenas das empresas vencedoras da licitação. Quanto a questão fumo, o governador disse ser necessária a criação de programas específicos para a diversificação de culturas de forma gradativa. Tarso Genro também participou de almoço no CTG Porteira da Amizade, aberto ao público. Depois o governador deixou a cidade de helicóptero, mas os secretários permaneceram, recebendo os prefeitos e lideranças em diferentes pontos da cidade: na prefeitura, na escola, ginásio de esportes, e até na igreja matriz de Lagoão.
Segundo o governo do Estado o asfalato ligando Passa Sete a Lagoa Bonita do Sul deverá iniciar em breve tendo em vista que o dinheiro está liberado.
 Chegada do Governador à Lagoão
público presente
 Momento em que foi divulgada a liberação do recurso para o asfalto entre
Lagoa Bonita do Sul e Passa Sete

Reunião com piscicultores

A Secretaria de Agricultura de Lagoa Bonita do Sul realizou hoje pela manhã uma reunião com os piscicultores do município. Os assuntos tratados foram: demanda da produção de peixe no município ne região e também no estado; situação dos açudes; técnicas de manejo; aquisição de materiais para despesca  e a formação de uma associação de piscicultores.  Ficou decidido que os agricultores interessados em entrar na associação poderão procurar a secretaria de agricultura até o dia 15 de maio, após esta data não serão aceitos novos membros. Também foi explanado sobre o espaço que a associação de piscicultura terá durante a Festa da Lagoa nos dias 16 e 17 de abril no Parque de eventos. A associação irá se reunir novamente no dia 25 de abril. A reunião foi coordenada pelo Médico veterinário da prefeitura Gian Carlo Weber, técnico da Emater Jéferson Dallemole juntamente com funcionários da Secretaria de Agricultura.

Agroindústrias

A Secretaria de Agricultura com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater, realizou no dia 1º de abril, uma viagem a Santa Cruz do Sul. Na parte da manhã foram visitadas agroindústrias de cucas, conservas, suco, rapadura, melado schimier, já na parte da tarde, a Feira do Produtor Rural, local onde os agricultores puderam visualizar e adquirir produtos produzidos pelos agricultores visitados pela manhã.  Vinte e cinco pessoas dentre agricultores, funcionários da prefeitura e Emater foram a Santa Cruz com o objetivo de visitar agroindústrias e trocar experiências e informações com agricultores. A viagem foi custeada pela secretaria de agricultura e a iniciativa de buscar novas alternativas a cultura do fumo foi de grande valia, tanto que novas reuniões, viagens e encaminhamentos acontecerão conforme a demanda dos agricultores. Este trabalho terá continuidade porque a Secretaria de Agricultura apóia toda e qualquer iniciativa de diversificação da pequena propriedade como forma de garantir aos agricultores outras fontes de renda.





Feira do Produtor Rural

Reunião com expositores

Aconteceu na tarde do dia 31 de março, na sala de reuniões da prefeitura municipal, uma reunião com os expositores da Festa da Lagoa. O técnico da Emater Jéferson Dalemolle falou sobre a divisão dos espaços que serão oferecidos gratuitamente aos agricultores do município, através da Secretaria de Agricultura, para exporem o que produzem em suas propriedades e a Fiscal Isabél Fardin Sehnen palestrou sobre manipulação de alimentos, cuidados básicos com a higienização e vestuário. A reunião focou as exposições da 1ª Feira Municipal da Agricultura Familiar que acontecerá nos dias 16 e 17 de abril durante o rodeio Crioulo no Parque de Eventos.

Na busca da diversificação

A cultura do fumo, sem dúvida, é a principal atividade que gera renda agrícola a economia regional e, por muitos anos, foi a principal atividade desenvolvida pelos agricultores. Atualmente, a cultura vem passando por sérias dificuldades, ocasionando problemas econômicos não somente no campo, mas seus reflexos são sentidos na “pele” pelo comércio regional. Tendo em vista os vários e constantes problemas referentes ao cultivo do tabaco, a Emater/RS – Ascar de Lagoa Bonita do Sul está incentivando a diversificação de atividades dentro da propriedade rural, afim de diminuir os riscos de mercado e garantir a sustentabilidade da família rural.
Neste sentido, durante a Festa da Lagoa, festa do município de Lagoa Bonita do Sul, que ocorre entre os dias 9 e 17 de abril, a Emater em parceria com a Secretaria da Agricultura, estão promovendo uma feira de produtos coloniais. A feira acontecerá nos dias 16 e 17 de abril, no parque de exposições do município, e entre as atrações destaca-se a feira de artesanato, a feira de produtos coloniais com diversificada quantidade de produtos e a feira do peixe, aproveitando para divulgar o potencial da atividade de piscicultura do município, muito rico em açudes e barragens. Durante estes dois dias de festa, estará acontecendo concomitantemente uma demonstração de abate, limpeza, preparo e filetagem de peixe, pelo técnico agrícola Jéferson Dallemole.

Visita ao Governador

O Município de Lagoa Bonita do Sul esteve representado por uma comitiva em visita ao Governador Tarso Genro, no Palácio Piratini em Porto Alegre no último dia 25 de março. O Objetivo da visita foi divulgar a realização da Festa da Lagoa que será de 09 a 17 de abril próximo. Na ocasião também foi novamente solicitado ao Governador atenção especial com relação ao Projeto de asfalto do  acesso ao município de Lagoa Bonita do Sul. Estavam presentes na referida comitiva o Prefeito José Valdemar Santana Filho, a primeira dama Leidizu Tavares, os coordenadores da Festa, Oldecir Conti e Antônio Hermes, a princesa Carine Israel da Silva, o vice-prefeito Celso Luchese e a Secretária de Educação Lorena Rathke Maieron. Além do Governador também foram visitados gabinetes de alguns deputados estaduais, escritórios de Deputados Federais e Secretarias de Estado.

Conferência de Cultura para o Rio Grande crescer

Estiveram participando da "Conferência da cultura para o Rio Grande Crescer", no último sábado, 26, em Santa Cruz do Sul, uma comitiva de Lagoa Bonita do Sul formada pelo Diretor de Esportes e Cultura Aldonei Possebon, Professora Gicelda Possebon, Professor de Dança Jorge Campos e a coordenadora do Grupo de dança do município Goreti Pens. O evento foi mais uma etapa regional preparatória, denominada Diálogos Culturais e teve como objetivos  discutir as diretrizes da política cultural para  o Estado, promover a apresentação institucional da nova gestão, estimular a participação popular e garantir a interlocução direta entre o governo do Estado e a sociedade civil. Os participantes avaliaram o evento como de grande importância para a cultura gaúcha. Segundo a coordenadora Goreti Pens o grupo Raízes do Pampa que estão retomando os trabalhos com o Grupo de danças, já contam com 65 inscritos nas categorias mirim e juvenil. As aulas acontecem aos sábados a tarde no Ginásio Bonitão e não tem custos aos interessados uma vez que existe uma parceria com a prefeitura municipal através do Departamento de Cultura.